Acervos Escolares e a Pesquisa em História da Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Acervos Escolares, Memória Institucional, Preservação Documental, História da Educação Matemática.

Resumo

Apresentamos reflexões a respeito do tratamento, preservação, organização e disponibilização de documentos escolares realizadas no âmbito do Projeto Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889- 1970), mais particularmente a partir de experiências de trabalho no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, de Pelotas. Para tal, traremos diálogos e aproximações com campos científico-profissionais que lidam com a preservação dos acervos e que foram imprescindíveis para o trabalho que realizamos e que apontam para a importância de um diálogo interdisciplinar entre esses campos quando da realização de pesquisas em História da Educação Matemática junto a esses acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Franco Rios, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS

Diogo Franco Rios possui doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Currículo, Cultura e Educação Matemática.

Laura Leal Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Laura Leal Moreira possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, atualmente é doutoranda pelo mesmo programa. Membra do Grupo de Pesquisa Educação Matemática (UFPR) e, do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM). 

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Rios, D. F., & Moreira, L. L. (2021). Acervos Escolares e a Pesquisa em História da Educação Matemática. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112059

Edição

Seção

Educação Matemática