Saberes Matemáticos na Escola Normal Evangélica em São Leopoldo

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Matemática, Transferências Culturais.

Resumo

Os métodos de análise documental e história oral foram mobilizados para identificar o lugar dos saberes matemáticos na Escola Normal Evangélica no período de 1950 a 1962. As fontes utilizadas na pesquisa foram relatórios, fotografias, correspondências oficiais, artigos de jornais da época, circulares, boletins, cadernos escolares e entrevistas. Concluímos que os saberes matemáticos ensinados no curso normal, no período analisado, eram compatíveis com aquele de escolas normais regionais, envolvendo os conteúdos de aritmética, álgebra e geometria. Aconteceram transferências pedagógicas entre Brasil e Alemanha e, além disso, aconteceram apropriações de saberes para ensinar, resultado da aproximação com outras escolas normais do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS

Circe Mary Silva da Silva é doutora em Pedagogia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, é professora permanente do Programa de Mestrado em Educação Matematica da Universidade Federal de Pelotas. Foi pesquisadora Visitante do Instituto Max-Planck de História da Ciência, Berlim. Integra o GHEMAT/BR.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Silva, C. M. S. da. (2021). Saberes Matemáticos na Escola Normal Evangélica em São Leopoldo. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112046

Edição

Seção

Educação Matemática