Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Arte contemporânea, Culturas infantis, Escola, Espaços expositivos.

Resumo

Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. O texto reflete sobre a relação entre crianças e arte contemporânea na escola e em espaços expositivos. O estudo parte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa fundamentada em um aporte teórico-conceitual que correlaciona os campos de estudo da arte contemporânea, da infância e da educação, com destaque à relação entre interatividade, culturas infantis, múltiplas linguagens. A metodologia envolveu uma intervenção didática com crianças dos anos iniciais de uma escola pública e o acompanhamento de crianças a uma exposição. As particularidades dos espaços na experiência da criança com as propostas artísticas contemporâneas sugerem diferentes possibilidades de encontros com a arte e sinalizam alguns desafios da mediação nesta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Zapelini Orofino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Karin Zapelini Orofino é doutora em Educação [PPGE/UFSC] - Linha Educação e Comunicação. Mestre em Artes Visuais [UDESC] – Linha Ensino das Artes Visuais. Licenciada em Artes Visuais, pela UDESC (2011) e também bacharel em Design Gráfico, pela UFSC (2006). Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CNPq) e do Instituto Arte na Escola – Polo UFSC.

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Monica Fantin é doutora em Educação, Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq.

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Orofino, K. Z., & Fantin, M. (2022). Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/110645

Edição

Seção

Artigos