Análise Ludopedagógica de Estudos com Jogos de Tabuleiro em Arboviroses

Autores

Palavras-chave:

arboviroses, divulgação científica, jogo de tabuleiro

Resumo

O controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de patógenos causadores da dengue, Zika e chikungunya é prioritário, e sensibilizar a população quanto à prevenção, através de práticas educativas, pode impactar na redução do número de casos. Dentre essas práticas, existem propostas que exploram a ludicidade, incluindo o uso de jogos de tabuleiro educativos. O presente trabalho analisou cinco propostas ludopedagógicas com jogos de tabuleiro, publicadas entre 2015 e 2019, e concluiu que apesar de 40% dos trabalhos demonstrarem preocupação em escutar os alunos, as abordagens priorizam a memorização de conteúdos factuais e procedimentais. Além disso, as propostas demonstram baixo letramento lúdico nos professores e alunos envolvidos nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Vieira Bruno, Laboratório de Biologia Molecular de Insetos Instituto Oswaldo Cruz

Rafaela Vieira Bruno é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Como pesquisadora Titular da Fiocruz e chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), atua na área de Entomologia Médica e realiza trabalhos de Divulgação Científica sobre o Controle de Aedes aegypti.

Arnaldo Vianna e Vilhena Carvalho, GPIDOC/ISERJ IJEC/UERJ

Arnaldo Vianna e Vilhena Carvalho é mestre em Educação, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro atuante de grupos de pesquisa, IJEC, GPIDOC e LUPEA e da rede Ludus Magisterium. Autor de artigos, palestrante e organizador de projetos e eventos na área de jogos e educação nacionais e internacionais.

Renata Monteiro Maia, Laboratório de Biologia Molecular de Insetos Instituto Oswaldo Cruz

Renata Monteiro-Maia é bióloga, com mestrado em Imunologia e doutorado em Biologia Celular e Molecular, ambos pelo Instituto Oswaldo Cruz. Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Atualmente dedicada a pesquisas em divulgação científica e popularização da Ciência, com ênfase em arboviroses.

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Bruno, R. V., Carvalho, A. V. e V., & Maia, R. M. (2022). Análise Ludopedagógica de Estudos com Jogos de Tabuleiro em Arboviroses. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/110239

Edição

Seção

Artigos