Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Educativa, Tecnologia Educativa, Sociedade do Conhecimento, Tecnologias da Informação e Comunicação, COVID-19.

Resumo

A reflexão sobre a comunicação educativa instiga-nos a refletir sobre a importância da comunicação humana e das mediações tecnológicas na educação. A situação pandémica que atinge o mundo colocou-nos um conjunto de desafios sem paralelo. A história da comunicação, (Cloutier, 2001) bem como a periodização das tecnologias na educação (Costa, 2007) comprovam uma estreita relação entre os tipos de comunicação, os dispositivos utilizados, e as respostas disponibilizadas pela comunicação educativa em face dos desafios que a COVID-19 colocou, tendo como pano de fundo o contexto de ensino português.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim José Jacinto Escola, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto

Joaquim José Jacinto Escola licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, Portugal no ano letivo de 1986- 87. Obteve o grau de licenciado em Filosofia- ramo de formação profissional no ano letivo de 1990- 91 na Universidade de Coimbra. Obteve o grau de Mestre em Filosofia Contemporânea, Universidade de Coimbra, Portugal, em 1993. O Doutoramento, em Ciências da Educação foi realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, em 2003. Atualmente é Professor Auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Educação e Psicologia, Escola de Ciências Humanas e Sociais, UTAD, desde 2008. 

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Escola, J. J. J. (2021). Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a COVID-19. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109345

Edição

Seção

As Lições da Pandemia