Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, Intervenção Clínico-Política, Adolescência, Escola, Conflito.

Resumo

O que fazem psicanalistas nas escolas? Esse artigo, debate uma intervenção psicanalítica clínicopolítica na escola, que interpela adolescentes e equipe de ensino a constituir e partilhar seus saberes. Distinguimos três tempos na intervenção em que pudemos constatar o sofrimento dos adolescentes quando as funções da escola estão atravessadas pelo recorte da raça e da classe, atravessamento que se concretiza na correlação entre desenvolvimento, pobreza, raça e perigo social. Quando os saberes puderam circular em diálogo pode-se localizar os conflitos e o mal-estar da escola diante da adolescência e das complexidades da situação histórico-social brasileira, de modo a tornar a construção dos conflitos como motor de trabalho e não como fracasso das equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Sampaio Primo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Joana Sampaio Primo é psicanalista, Pesquisadora do Laboratório psicanálise sociedade e política (PSOPOL-IP/USP); Doutoranda do Programa de Psicologia Clínica, IPUSP. Supervisora do braço Educação do Grupo Veredas: psicanálise e imigração do IP-USP. Bolsista FAPESP, Nº do processo: 2019/12316-9.

Miriam Debieux Rosa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Miriam Debieux Rosa é psicanalista, Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Politica (PSOPOL) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração. Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL).

Viviani Carmo-Huerta, Université Paris Ouest Nanterre, Paris

Viviani Carmo-Huerta é psicanalista; ATER - Attaché Temporaire d’enseignement et de recherche Laboratoire CLInique PSYchanalyse Developpement (CLIPSYD EA 4430) Université Paris Ouest Nanterre La Defense.

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Primo, J. S., Rosa, M. D., & Carmo-Huerta, V. (2021). Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109175

Edição

Seção

Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política