A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade

Autores

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Formação Cultural, Formação Profissional, Oficina de Fotografia.

Resumo

A tradicional aliança entre educação e trabalho vem-se configurando numa aparente adesão das práticas educativas às engrenagens do capitalismo. Partindo da análise dos efeitos da entrada dessa configuração discursiva no espaço escolar, problematiza-se a hipótese da transição de um modelo educativo fundamentado numa formação cultural, tal como discutida por Adorno, em direção ao que entendemos como formação profissional. Segue-se a apresentação de uma pesquisa-intervenção no contexto de uma oficina de fotografias, cujos resultados apontam para o potencial da arte em subverter a lógica do ensino tecnicista, criando outro cenário de encontro da experiência educativa com a cidade, para além do norteado pela inserção no mercado do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenna Pinheiro Rocha, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza/CE

Lorenna Pinheiro Rocha é professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. 

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza/CE

Maria Celina Peixoto Lima é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, Doutora em Psicologia pela Universidade Paris 13 (França), Membro do GT da ANPEPP “Psicanálise e Educação”. 

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Rocha, L. P., & Lima, M. C. P. (2021). A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109163

Edição

Seção

Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política