O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise e Educação, Política, Adolescência, Desejo de Fascismo, Törless.

Resumo

Este artigo realiza uma leitura sobre a construção da adolescência que vive atmosferas sociais totalitárias, através da análise das variáveis sócio-políticas presentes no romance de formação O Jovem Törless, de Robert Musil. Na interlocução entre psicanálise, educação e política, articulamos a inquietação do autor ante a ambivalência moral de sua geração, com as propostas educacionais e políticas apresentadas aos jovens deste tempo. No romance, a noção de formação foi corroída na Modernidade e substituída pela socialização com práticas homogeneizantes e massificadoras. Diante da adolescência sem qualidades, cabe um trabalho de restauração do desejo, forjando uma versão singular do destino do corpo político do sujeito e do social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Rose Gurski é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia, do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS) e do PPG Psicologia Clínica (USP). Vice-Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS). Pesquisadora associada do PSOPOL (USP). Pós-doutoranda IPUSP. 

Cláudia Maria Perrone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Cláudia Maria Perrone é professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Eixo 3 do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Gurski, R., & Perrone, C. M. (2021). O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109161

Edição

Seção

Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política