Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pessoas em Situação de Rua, Pobreza e Resiliência

Resumo

Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. O presente artigo relaciona os conceitos de pobreza e resiliência no estudo de educandos em situação de rua matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo, fruto de dissertação de mestrado, contextualiza a exclusão vivenciada por essa população no Distrito Federal e apresenta, na pesquisa qualitativa, as narrativas como forma de trazer as vozes e visibilizar esses sujeitos, uma vez que estes são invisibilizados socialmente e de forma censitária. Como resultado, as narrativas dos educandos dialogam com os dados do último Censo realizado no DF, reconhecendo, na palavra desses educandos, sujeitos de direito capazes de narrar, refletir e ressignificar a sua condição humana e social a partir de suas histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyne Cristina Dornelas Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília/DF – Brasil

Kleyne Cristina Dornelas Souza é Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Estatística pela Universidade Paulista. Graduação em Estatística pela Universidade de Brasília. Graduação em Biologia pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF. 

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil

Maria Clarisse Vieira é Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Coordenadora do Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Estudos filosóficos e histórico-culturais – GENPEX, da Faculdade de Educação – FE, da Universidade de Brasília – UnB.

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Souza, K. C. D., & Vieira, M. C. (2022). Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108942

Edição

Seção

Artigos