Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Especial, Educação a Distância.

Resumo

Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial. Após a extinção da habilitação em Educação Especial no curso de Licenciatura em Pedagogia no ano de 2006, a formação inicial docente para atuação nessa modalidade passou a ser oferecida por meio da licenciatura em Educação Especial. Com o objetivo de traçar um panorama da disponibilização das Instituições de Ensino Superior que ofertam a referida licenciatura, foram realizadas análises documentais que evidenciam a expansão desse curso, principalmente a partir do ano de 2008, em instituições privadas e na modalidade a distância. Os resultados demonstram que esse processo se a ncora no discurso da democratização do acesso ao ensino superior, contribuindo para consolidar o processo de empresariamento da formação docente para atuação na Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Leal Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos/RJ – Brasil

Luana Leal Ribeiro é Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes (2014) e mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2017).

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos/RJ – Brasil

Renata Maldonado da Silva é Professora Associada ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. 

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Ribeiro, L. L., & Silva, R. M. da. (2022). Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108268

Edição

Seção

Artigos