Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas

Autores

Palavras-chave:

Família, Escola, Dupla Carreira, Futebol, Escolarização

Resumo

Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas. O artigo descreve as estratégias de escolarização utilizadas pelas famílias de jovens atletas do futebol e como estas se relacionam com a instituição escolar. Os resultados mostram que as famílias e os atletas secundarizam a escolarização em benefício do futebol. Para isso, buscam estratégias e instituições de ensino que flexibilizam as obrigações escolares. Suas ações partem de uma ideia de que a escolarização possui um tempo mais elástico do que a profissionalização no esporte. Tal concepção cria tensões e estigmas sobre os atletas e suas famílias na escola e evidenciam que, no plano institucional, tanto escola quanto clube estão pouco estruturados para as demandas de uma formação híbrida de estudantes-atletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlus Augustus Jourand Correia, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SEMED), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Carlus Augustus Jourand Correia é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atividades como pesquisador no NEPESS (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Esporte e Sociedade/ UFF), no LABEC (laboratório de Estudos do Corpo- UFRJ) e no LEME (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte-UERJ). Além disso, é professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).

David Gonçalves Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ – Brasil

David Gonçalves Soares é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Sociologia da Educação. É pesquisador permanente do Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social? OBSAPIS/ Instituto de Psicologia/UFRJ, do Grupo de pesquisa Ciências Sociais e Educação – ICS/UERJ e do Laboratório de Acesso e Permanência no Ensino Superior (LAP-Uff).

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Antonio Jorge Gonçalves Soares é doutor em Educação Física. É Professor Titular e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Faculdade de Educação. É líder do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC) e membro-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea – UFSC. Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005 e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018; 2019-2021). 

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Correia, C. A. J., Soares, D. G., & Soares, A. J. G. (2022). Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108135

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)