Discursos na Institucionalização do Ensino de Espanhol em Niterói/RJ

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Avaliação, Ensino de Espanhol, Políticas Cognitivas.

Resumo

O artigo problematiza o currículo como espaço de poder e de produção de subjetividades comprometido com diferentes projetos de formação básica, partindo do processo de institucionalização do ensino de Espanhol na rede municipal de Niterói/RJ - situado no cerne de conflitos discursivos. Para tal, articula-se a visão discursiva de linguagem à perspectiva cartográfica, com vistas a mapear o processo de significação do ensino de uma língua estrangeira em meio a políticas linguísticas e cognitivas. As análises dedicam-se ao referencial curricular, ao livro didático e à avaliação e evidenciam um embate entre visões de (ensino de) língua, das estruturais às utilitaristas, voltadas à formação para o mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ​Rio de Janeiro/RJ

Diego da Silva Vargas é Doutor em Letras Neolatinas, Mestre em Letras Vernáculas, Bacharel e Licenciado em Letras - Português/Espanhol pela UFRJ e Especialista em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisa nos campos de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

Alice Moraes Rego de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro/RJ

Alice Moraes Rego de Souza é Doutora em Estudos de Linguagem pela UFF, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras Português/Espanhol pela UERJ. Professora de língua espanhola e portuguesa no Cefet/RJ Petrópolis. Pesquisa nas áreas de análise do discurso, currículo e formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Vargas, D. da S., & Souza, A. M. R. de. (2021). Discursos na Institucionalização do Ensino de Espanhol em Niterói/RJ. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108008

Edição

Seção

Artigos