Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais

Autores

Palavras-chave:

Afastamento Social, Educação, Ensino Remoto, Família, Representações sociais.

Resumo

O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais de pais sobre suas dificuldades e estratégias utilizadas nas aulas remotas oferecidas aos seus filhos. Participaram 147 pais/responsáveis de filhos em situação de ensino remoto. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário sociodemográfico e Teste de Evocação Livre de Palavras. Os dados foram analisados por meio da análise prototípica. Os resultados apontaram dificuldades com: internet, administração do tempo, concentração e conciliação do estudo/trabalho. As estratégias adotadas foram: organização da rotina e do local de trabalho e estudo, conversas e acompanhamento das atividades dos filhos. Considerou-se que estes pais precisam de mais informação e melhor suporte escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataly Moretzsohn Silveira Simões Lunardi, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP

Nataly Moretzsohn Silveira Simões Lunardi é doutoranda em Psicologia Educacional. Mestre em Direitos Fundamentais.

Andrea Nascimento, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP

Andrea Nascimento é doutoranda em Saúde Pública - UCES e mestranda em Psicologia Educacional - UNIFIEO.

Jeff Barbosa de Sousa, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP

Jeff Barbosa de Sousa é mestrando em Psicologia Educacional.

Núbia Rafaela Martins da Silva, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP

Núbia Rafaela Martins da Silva é mestranda em Psicologia Educacional.

Teresa Gama Nogueira Pereira, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco/SP

Teresa Gama Nogueira Pereira é doutoranda em Psicologia Educacional.

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Universidade Ibirapuera (UNIB), São Paulo/SP

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes é doutora e Mestre em Psicologia Educacional. Professora do Programa Stricto Sensu em Educação UNIB.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Lunardi, N. M. S. S., Nascimento, A., Sousa, J. B. de, Silva, N. R. M. da, Pereira, T. G. N., & Fernandes, J. da S. G. (2021). Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106662

Edição

Seção

Artigos