O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Alunos com deficiência, Educação Superior, Indicadores Educacionais, Inclusão.

Resumo

O artigo objetiva apresentar um panorama do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior no Brasil. Durante décadas, as políticas públicas têm promovido e defendido práticas educacionais inclusivas, mas, apesar de algumas melhorias, o sistema educacional ainda parece ter dificuldades para acomodar alunos com deficiência. Os dados foram extraídos das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam que as medidas governamentais priorizaram a expansão de instituições privadas, enquanto a representação de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras continua sendo um cenário de exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Neves de Cabral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR

Vinícius Neves de Cabral é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui experiência na área de Educação e Educação Especial, investigando, principalmente, as relações entre Educação, Cultura e Formação Humana, a partir das bases do materialismo histórico e do materialismo cultural.

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP

Rosimeire Maria Orlando é doutora em Educação Escolar pela UNESP (2005), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar/São Carlos) e professora no curso de licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Foco de pesquisa na escolarização da pessoa com deficiência da educação básica à educação superior, direitos sociais das pessoas com deficiência. 

Silvia Márcia Ferreira Meletti, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR

Silvia Márcia Ferreira Meletti é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2006), professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CA-ED CNPq. Tem experiência nas áreas de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, política educacional, educação escolar e indicadores educacionais.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Cabral, V. N. de, Orlando, R. M., & Meletti, S. M. F. (2021). O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105412

Edição

Seção

Artigos