Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Idosos, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Os programas de letramento digital para idosos propõem ampliar as habilidades e competências digitais, porém os conhecimentos sobre as abordagens metodológicas e de ensino nestas intervenções são escassos. O estudo objetivou verificar os fatores otimizadores no processo de ensino-aprendizagem em programas de letramento digital para idosos, a partir das percepções de alunos. Utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, duas categorias principais foram identificadas entre as emissões de 278 participantes. Conclui-se que os aspectos humanos devem ser valorizados pelos instrutores no processo de ensino-aprendizagem para alunos idosos, principalmente, demonstrar as qualidades de ser paciente, calmo e atencioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina de Lima Flauzino, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Karina de Lima Flauzino é mestranda em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Bacharelada em Gerontologia pela EACH/USP.

Maria da Graça Campos Pimentel, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Maria da Graça Campos Pimentel é professora Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Computação pela University of Kent at Canterbury. Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo.

Samila Sathler Tavares Batistoni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Samila Sathler Tavares Batistoni é professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação e Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Isabela Zaine, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Isabela Zaine é pós-Doutora pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Lilian Ourém Batista Vieira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Lilian Ourém Batista Vieira é mestre em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Audiologia Clínica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Kamila Rios da Hora Rodrigues, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Kamila Rios da Hora Rodrigues é professora Doutora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Pós-Doutora pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos.

Meire Cachioni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Meire Cachioni é professora Associada da Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Gerontologia e Mestre em Educação pela UNICAMP.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Flauzino, K. de L., Pimentel, M. da G. C., Batistoni, S. S. T., Zaine, I., Vieira, L. O. B., Rodrigues, K. R. da H., & Cachioni, M. (2021). Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/104913

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)