FONOGRAFIA RELIGIOSA AFRO-GAÚCHA: O RITUAL E O GRAVADO NO CONTEXTO DE NOVAS ARTISTICIDADES

Autores

  • Leonardo Oliveira de Almeida UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.88045

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos rela- cionados à produção fonográfica afro-gaúcha. Busco mostrar que esses fonogramas vêm possibilitando o surgimento de novos repertórios de mediação com o sagrado e o fortalecimento do que chamo de artisticidade religiosa afro-brasileira. Como pano de fundo, argumento que a compreensão da questão pressupõe a quebra de linearidades entre o terreiro e o estúdio (CD), bem como das hierarquizações unidirecionais daí decorrentes. Em complemento, afirmo que a produção fonográfica afro-gaúcha adere a modelos da indústria musical, recompondo as relações entre o ritual e o gravado a partir de novos parâmetros: o gravado (CD, mp3, DVD, entre outros) e o ao vivo (o ritual no terreiro como um show, espaço de consolidação de artisticidades).

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Oliveira de Almeida, L. (2018). FONOGRAFIA RELIGIOSA AFRO-GAÚCHA: O RITUAL E O GRAVADO NO CONTEXTO DE NOVAS ARTISTICIDADES. Debates Do NER, 1(33), 197–234. https://doi.org/10.22456/1982-8136.88045