SANTUÁRIOS CATÓLICOS EM PORTO ALEGRE
OBSERVAÇÕES SOBRE SUA DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.124822Resumo
O texto apresenta uma visão de conjunto dos onze santuários católicos da região metropolitana de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Partindo das definições do Código Canônico acerca do tema, constata-se que as fundamentações e motivos para a santuarização são diversos, bem como as configurações espaciais que cada situação propícia. A metodologia da pesquisa problematiza as formas pelas quais se busca informações sobre referências católicas em uma cidade como Porto Alegre, que apresenta uma situação distinta das cidades-santuários. São destacados os seguintes casos, a partir de abordagens exploratórias ou baseadas em publicações: santuários relacionados à principal festa religiosa da cidade; santuários derivados de iniciativas da Arquidiocese local; um santuário vinculado a processo de canonização; santuários cuja dinâmica está baseada nas funções paroquiais. O resultado é uma espécie de mosaico de algumas das dimensões e potencialidades do catolicismo contemporâneo, apontando algumas das tendências que o atravessam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emerson Giumbelli, Rafael Cristaldo, Gabriela Fucks

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).