VERAS, HERMES DE SOUSA. O SACERDOTE E O APRENDIZ: ANTROPOLOGIA DE UM TERREIRO AMAZÔNICO. BELO HORIZONTE: LETRAMENTO, 2021. 170p.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.117674

Palavras-chave:

Religiões Afro-Brasileiras, Mina Nagô, Cosmologias afro-amazônicas, Antropologia reversa, Etnografia

Resumo

“De mim, o senhor não sabe nada”. A impressão desta frase de Caboclo Zé Raimundo na contracapa do livro O Sacerdote e o aprendiz: antropologia de um terreiro amazônico, de Hermes de Sousa Veras, poderia causar ao/à leitor/a duas sortes de reação: uma primeira associaríamos a um escândalo; uma segunda, a uma empolgação. É sabido que os humores de leitura, articulados no contato com qualquer gênero literário, dependem muito da ultrapassagem das primeiras páginas ou da contracapa de um livro. Suspeito, no entanto, que muitos antropólogos, notadamente clássicos, se escandalizariam ao se deparar com a frase aparentemente cabal: “o senhor não sabe nada”. Por meio dela, Caboclo Zé Raimundo estaria desafiando a objetividade científica da antropologia? Obviamente, qualquer resposta a essa pergunta depende de convicções teóricas e epistemológicas. Mas as duas possibilidades de reação à afirmação, ainda que sejam caricaturais, refletem posições históricas e bem definidas em relação à prática etnográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylor de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

de Aguiar, T. (2021). VERAS, HERMES DE SOUSA. O SACERDOTE E O APRENDIZ: ANTROPOLOGIA DE UM TERREIRO AMAZÔNICO. BELO HORIZONTE: LETRAMENTO, 2021. 170p. Debates Do NER. https://doi.org/10.22456/1982-8136.117674