O Estado como unidade de análise dos sistemas regionais: impactos na estrutura sistêmica da América do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.88730

Palavras-chave:

América do Sul. Estado. Sistema regional. Estrutura sistêmica.

Resumo

O presente estudo avalia a relação entre unidades sistêmicas, a partir das características e aspectos formativos dos Estados, e estruturas sistêmicas profundas, na configuração do sistema regional sul-americano no período pós-independência (1810-2010). Nossa hipótese é que as evoluções e mudanças pelas quais passam os sistemas regionais parecem estar condicionadas, para além de causas interacionais e estruturais, pelas características e processos históricos dos Estados que os integram, podendo ser identificados em três mecanismos principais: 1) como tipos/unidades constituintes do sistema, a partir dos processos de formação e transformação dos Estados; 2) como agentes das interações sistêmicas; e 3) como elementos estruturadores, a partir de suas características, relações e dinâmicas internas. A adoção de perspectiva eclética e aliada à Sociologia Histórica possibilita avaliar a conexão dos processos históricos com mudanças observadas no sistema regional sul-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Vedovato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS) e bolsista CAPES. Pós-graduanda vinculada ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP).

Igor Castellano da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da UFSM. Contato: igor.castellano@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Vedovato, A. L., & da Silva, I. C. (2019). O Estado como unidade de análise dos sistemas regionais: impactos na estrutura sistêmica da América do Sul. Revista Debates, 13(2), 195–222. https://doi.org/10.22456/1982-5269.88730