O Cone Sul entre a memória e o esquecimento: elementos para uma comparação

Autores

  • Carlos Artur Gallo Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.74779

Palavras-chave:

Cone Sul, Ditaduras de Segurança Nacional, Políticas de Memória

Resumo

Este artigo analisa as principais medidas implementadas nos países do Cone Sul para tratar demandas relacionadas às violações aos direitos humanos praticadas durante as Ditaduras de Segurança Nacional na região. São identificados elementos para comparar as experiências de cada país, observando-se semelhanças e diferenças no que se refere ao período autoritário, à transição à democracia e às políticas de memória implementadas no novo período democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Artur Gallo, Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Estágio Doutoral realizado na Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense de Madri (UCM). Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Gallo, C. A. (2017). O Cone Sul entre a memória e o esquecimento: elementos para uma comparação. Revista Debates, 11(3), 57–78. https://doi.org/10.22456/1982-5269.74779