Cibercultura, juventude e heteronormatividade: ativismo e resistência no Facebook

Autores

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior
  • Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.74746

Palavras-chave:

Cibercultura, Juventudes, Heteronormatividade, Resistência, Política.

Resumo

O texto mostra o protagonismo e o ativismo político que um grupo de jovens internautas estabelece nas dinâmicas comunicacionais do Facebook. Esse grupo é constituído de jovens que não se identificam com o modelo da heterossexualidade e buscam, através do diálogo em rede, contestar questões de gênero e sexualidade sintonizadas com a ótica heteronormativa. Fruto de tese de doutorado recentemente concluída, o estudo reconheceu que a mediação das práticas sociais ciberculturais pode potencializar a participação política e social juvenil. Desenvolvido na perspectiva dialógica e alteritária bakhtiniana, o estudo nos permitiu perceber que o ciberespaço é um espaço privilegiado para que os jovens exerçam hoje a liberdade de expressão, exerçam a possibilidade de falar, de ouvir e de manifestar-se politicamente pelo que acreditam, promovendo a possibilidade de resistência frente à heteronormatividade a partir de ativismos que se constituem dinamicamente através da potência do diálogo em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro do Couto Junior

Dilton Ribeiro do Couto Junior é Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC) e do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade e(m) Interseccionalidades (Geni).

Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald

Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio). E Professora Associada da Faculdade de Educação e do ProPEd/UERJ. Líder do IJEC.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Couto Junior, D. R. do, & Oswald, M. L. M. B. (2017). Cibercultura, juventude e heteronormatividade: ativismo e resistência no Facebook. Revista Debates, 11(2), 153–174. https://doi.org/10.22456/1982-5269.74746