A relação entre Estado e políticas públicas: uma análise teórica sobre o caso brasileiro

Autores

  • Allan Gustavo Freire da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Leonardo de Araújo e Mota Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
  • Carina Seixas Maia Dornelas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Alecksandra Vieira de Lacerda Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.72132

Palavras-chave:

Estado, Governo, Políticas Públicas, Gestão Pública.

Resumo

No Brasil, a relação existente entre o Estado, Governo e Políticas Públicas é complexa. Neste sentido, emerge a necessidade de uma ampliação da presença do Estado, o qual amparado no princípio do bem- comum, deve se fazer presente em diversas áreas, suprindo lacunas sociais. O objetivo deste trabalho é traçar uma linha elucidativa sobre as características do Estado, do Governo e do ciclo das Políticas Públicas no Brasil contemporâneo, destacando a interrelação deste conjunto institucional na gestão pública. Para tanto, buscou-se apresentar os procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o ciclo das políticas públicas através de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que existiu melhor rendimento governamental após a reforma gerencial dos anos 1990, ao colocar em prática o ciclo das políticas aliadas à participação popular, além de estratégias responsivas, eficazes e eficientes para o alcance dos objetivos almejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Gustavo Freire da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Mestre em Desenvolvimento Regional (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Gestão Pública (2015) pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG), Graduado em Gestão Pública (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa dos grupos de pesquisa "Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável" e "Gestão de Cidades e Desenvolvimento Urbano". Atua nas áreas de Instituições Políticas; Gestão Pública; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas; Sustentabilidade; e Meio Ambiente. É professor efetivo na Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Sumé - PB, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Leonardo de Araújo e Mota, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1998), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001 - 2002 e 2004-2008). É Professor Adjunto na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lecionando no Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Experiência de docência nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Antropologia e Metodologia Científica. Como pesquisador, professor e orientador de graduação e mestrado trabalha com os seguintes temas: Dependência Química,Capitalismo Contemporâneo, Desenvolvimento Regional, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Carina Seixas Maia Dornelas, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Agronomia na área de concentração de sementes na Universidade Federal da Paraíba (2006), doutorado em Agronomia na área de concentração de sementes na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta III do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande.

Alecksandra Vieira de Lacerda, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professora Adjunto, Nível IV, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande ocupando os seguintes cargos: Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica, Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão do CDSA/UFCG, membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande e Coordena na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG). Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de População, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia, flora e estrutura de áreas ciliares e manejo de lavoura xerófila.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

da Silva, A. G. F., e Mota, L. de A., Dornelas, C. S. M., & de Lacerda, A. V. (2017). A relação entre Estado e políticas públicas: uma análise teórica sobre o caso brasileiro. Revista Debates, 11(1), 25–42. https://doi.org/10.22456/1982-5269.72132