Estado de direito: o desafio das economias emergentes no México e no Brasil

Autores

  • Nubia Nieto Pesquisadora Independente

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.71918

Palavras-chave:

Emerging Markets, BRICs, Rule of Law, Latin America, Global Order.

Resumo

A nova ordem global foi remodelada nos últimos tempos. Novos atores estão surgindo de diferentes partes da Ásia, América Latina e Europa Oriental, mesmo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tente conter essa tendência. As economias emergentes continuam a expandir-se e alguns analistas preveem que ultrapassarão as economias do G7 até 2027. No entanto, a principal questão levantada neste texto não é se os países do BRIC e os países emergentes ultrapassarão os países desenvolvidos mas se estes países poderão criar instituições fortes para garantir o Estado de Direito, reduzir as desigualdades sociais e garantir um desenvolvimento sustentável por um longo período, aproveitando o crescimento econômico que estão vivendo. Este texto se concentrará na análise da necessidade de criar, manter e promover o Estado de Direito nos países emergentes, enfatizando o caso do Brasil e do México, pois esses países estão em um momento decisivo para determinar seu futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Nieto, Pesquisadora Independente

Nubia Nieto é PhD. em geopolítica na Universidade Pantheon- Sorbonne Paris I e Pesquisadora independente. E-mail: continents.sky@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Nieto, N. (2017). Estado de direito: o desafio das economias emergentes no México e no Brasil. Revista Debates, 11(1), 9–24. https://doi.org/10.22456/1982-5269.71918