Os sentimentos explicam as escolhas dos eleitores?

Autores

  • Adriano Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Gadelha Universidade Federal de Pernambuco
  • Simara Costa Universidade Rural de Pernambuco e Estatística do IPMN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.59332

Palavras-chave:

Eleição Presidencial, Eleitores, Escolhas, Sentimentos.

Resumo

A hipótese central deste artigo é que os eleitores têm sentimentos para com candidatos e estes motivam suas escolhas. Este artigo tem o objetivo de comprovar a hipótese apresentada. Saudades, entusiasmo e medo são os sentimentos dos sufragistas abordados, os quais foram extraídos de diversas pesquisas de opinião realizadas no estado de Pernambuco durante a eleição presidencial de 2014. Para a comprovação da hipótese sugerida, utiliza-se a estatística descritiva e modelos estatísticos. Estudos sobre os sentimentos dos eleitores são escassos na produção científica brasileira. Este artigo procura preencher tal vazio e incentivar novos trabalhos sobre os sentimentos dos eleitores.

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Biografia do Autor

Adriano Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Adriano Oliveira - Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Ciência Política da UFPE. CNPq: http://lattes.cnpq.br/9030393989484539

Carlos Gadelha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Estatística pela UFPE e Estatístico do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN)

Simara Costa, Universidade Rural de Pernambuco e Estatística do IPMN

Mestre em Estatística pela Universidade Rural de Pernambuco e Estatística do IPMN

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

Oliveira, A., Gadelha, C., & Costa, S. (2016). Os sentimentos explicam as escolhas dos eleitores?. Revista Debates, 10(1), 193–212. https://doi.org/10.22456/1982-5269.59332