Padrões de uso dos meios de comunicação no Brasil e seu impacto sobre níveis de informação política

Autores

  • Wladimir G Gramacho Universidade de Brasília (UnB)
  • André Jácomo Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.59138

Palavras-chave:

Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, Padrões de Uso, Informação Política, Brasil.

Resumo

O uso de repertórios midiáticos que incluem a internet está associado a maiores níveis de informação política no Brasil. Essa é a principal conclusão deste artigo, cujo argumento organiza-se em três etapas. A primeira descreve o cenário de fragmentação da audiência brasileira e identifica os seis padrões de uso dos meios de comunicação no país, com base em análise de cluster sobre dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015. A segunda indica as características socioeconômicas predominantes em cada padrão de uso da mídia. E a terceira analisa a influência desses diferentes repertórios midiáticos sobre os níveis de informação política dos brasileiros, com base num modelo de regressão logística ordinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wladimir G Gramacho, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Salamanca.

André Jácomo, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Assistente do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Mestre em Ciência Política pela UnB

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Gramacho, W. G., & Jácomo, A. (2015). Padrões de uso dos meios de comunicação no Brasil e seu impacto sobre níveis de informação política. Revista Debates, 9(3), 11–36. https://doi.org/10.22456/1982-5269.59138