Religião e participação política: instituições religiosas e o desenvolvimento de habilidades cívicas

Autores

  • Ednaldo Aparecido Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Alice Vila Nova Procopiuk Walter Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.59018

Palavras-chave:

Participação Política, Religião, Habilidades Cívicas

Resumo

Na esfera política, passamos atualmente por um momento de expressão pública do religioso, fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores brasileiros, principalmente no que diz respeito aos impactos da religião sobre o comportamento eleitoral dos indivíduos. É preciso reconhecer, entretanto, que o voto não é a única forma de participação política dentro do sistema democrático. Diante disto, este artigo buscou contribuir para a identificação da influência das instituições religiosas na política brasileira, verificando em que medida as principais religiões brasileiras estão relacionadas com a participação política, não apenas no que se refere às formas eleitorais, mas estendendo-se também às formas não convencionais ou de protesto. O material empírico utilizado na pesquisa foi produzido pelo Projeto de Opinião Pública da América Latina (LAPOP) de 2012. Os resultados encontrados indicam que o ativismo religioso exerce efeito positivo sobre o engajamento cívico do brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednaldo Aparecido Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Sociologia pela UFPR. Professor Adjunto de Ciência Política na UEM.

Alice Vila Nova Procopiuk Walter, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Ribeiro, E. A., & Walter, A. V. N. P. (2017). Religião e participação política: instituições religiosas e o desenvolvimento de habilidades cívicas. Revista Debates, 11(1), 137–158. https://doi.org/10.22456/1982-5269.59018