Os limites da agenda-setting na popularidade do presidente: consumo de notícias e escolaridade na avaliação do governo Dilma Rousseff (2013)

Autores

  • Helcimara Telles UFMG
  • Thiago Sampaio Universidade Federal do Pampa
  • Érica Batista UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.57865

Palavras-chave:

Avaliação de Governo, Consumo de Mídia, Agenda-Setting, Educação.

Resumo

Os presidentes são avaliados pela capacidade de solucionar problemas nacionais. Aqui analisamos em que medida a compreensão dos cidadãos sobre as questões políticas do país sofre influência da mídia. O objetivo é verificar como os hábitos de informação e a percepção acerca dos problemas nacionais se diversificam e afetam a leitura da população sobre as ações desenvolvidas pelo presidente. Dessa forma, nos detemos sobre os efeitos desses fatores na identificação dos problemas nacionais e na avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff, em 2013. A hipótese é a de que o consumo de mídia tem capacidade limitada para interferir na avaliação de governo, uma vez que ela é definida por predisposições. A escolaridade e a renda influenciam as plataformas midiáticas selecionadas pelos cidadãos e são variáveis mais adequadas para entender a exposição aos meios de comunicação e a avaliação de governo do que a Teoria da Agenda-Setting. A análise contou com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2013 (BRASIL, 2014).

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Biografia do Autor

Helcimara Telles, UFMG

Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral”. É Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo

Thiago Sampaio, Universidade Federal do Pampa

Professor do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UNIPAMPA e Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral”. É Doutor em Ciência Política pela UFMG.

Érica Batista, UFMG

Doutoranda em Ciência Política pela UFMG e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral”.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Telles, H., Sampaio, T., & Batista, Érica. (2015). Os limites da agenda-setting na popularidade do presidente: consumo de notícias e escolaridade na avaliação do governo Dilma Rousseff (2013). Revista Debates, 9(3), 119–142. https://doi.org/10.22456/1982-5269.57865

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