Arte, cultura e política no movimento estudantil brasileiro: uma combinação necessária

Autores

  • Renato da Silva Della Vechia Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.49588

Palavras-chave:

Movimento Estudantil, Arte, Cultura, Centro Popular de Cultura (CPC), Cio da Terra.

Resumo

Este artigo busca resgatar algumas experiências de articulação entre a arte e a cultura com a atuação de entidades vinculadas ao movimento estudantil. Analisa o papel que o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) desempenhou durante o conturbado período que antecedeu ao golpe militar no Brasil, alguns debates relacionados a concepções sobre o papel da arte, bem como algumas tentativas de utilização de expressões artísticas como forma de romper o isolamento a que as entidades estudantis foram submetidas após a intervenção militar no país. Por fim, resgata o papel que a questão cultural desempenhou no processo de redemocratização no contexto do Movimento Estudantil Gaúcho a partir da organização de um grande encontro em Caxias do Sul, denominado Cio da Terra e organizado pela União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato da Silva Della Vechia, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Possui graduação em Ciências Socias Bacharelado pela Universidade Católica de Pelotas (1985), Graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1987), Especialização em Ciência Política pelo ISP/UFPEL, Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado também na UFRGS (2011). É Membro do Conselho Editorial da Revista História e Luta de Classes, Coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC/UCPel), Coordenador de Extensão da UCPEL, Professor do programa de mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas e membro do Conselho Consultivo da Escola de serviço Social.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

Della Vechia, R. da S. (2014). Arte, cultura e política no movimento estudantil brasileiro: uma combinação necessária. Revista Debates, 8(2), 141–160. https://doi.org/10.22456/1982-5269.49588

Edição

Seção

Dossiê