Judicialização e competição em análise subnacional: os casos do Rio Grande do Sul e Ceará

Autores

  • Marcio Camargo Cunha Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.49157

Palavras-chave:

Competição, Judicialização da Política, Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), Política Estadual do Rio Grande do Sul, Política Estadual do Ceará.

Resumo

O trabalho testa, no plano da política subnacional brasileira, a hipótese de que a judicialização da política está associada à competição política, apresentando abordagem que associa a judicialização a fatores exógenos às instâncias judiciais. Analisam-se dados empíricos referentes à intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) nas políticas estaduais do Rio Grande do Sul (RS) e do Ceará (CE), estados que apresentam elevados e reduzidos níveis de competição, respectivamente. Verificou-se que a judicialização, medida pelo número de intervenções do STF na política estadual através de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), é mais elevada no Rio Grande do Sul. Isso ocorre porque as forças políticas neste estado estão em constante conflito, o que faz com que a competição extrapole o âmbito do Executivo e do Legislativo, estendendo-se em direção ao STF. Já no Ceará, uma pequena elite hegemônica restringe a competição política, inviabilizando a participação de grupos de oposição na política, seja nos tradicionais órgãos representativos, seja na Suprema Corte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Camargo Cunha Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Política, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Cunha Filho, M. C. (2014). Judicialização e competição em análise subnacional: os casos do Rio Grande do Sul e Ceará. Revista Debates, 8(3), 205–228. https://doi.org/10.22456/1982-5269.49157

Edição

Seção

Dossiê