Esquerda e direita no sistema partidário brasileiro: análise de conteúdo de documentos programáticos

Autores

  • Gabriela da Silva Tarouco UFPE
  • Rafael Machado Madeira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.38573

Palavras-chave:

Partidos Políticos, Ideologia, Análise de Conteúdo, Manifestos Partidários.

Resumo

A ideologia dos partidos políticos brasileiros, recorrentemente apontada como inconsistente, é neste artigo mensurada a partir da análise de conteúdo dos seus documentos programáticos, a partir de uma escala alternativa, elaborada para captar especificidades brasileiras, geralmente negligenciadas na literatura comparada internacional. As posições dos sete principais partidos brasileiros são calculadas na dimensão esquerda-direita e na dimensão conservador-liberal, que são em seguida cruzadas para a formação de um plano bidimensional. Os resultados encontrados são comparados a outras classificações encontradas na literatura sobre o Brasil e indicam a pertinência de mobilizar a posição ideológica dos partidos como variável independente para a compreensão de diversos aspectos do sistema partidário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Tarouco, UFPE

Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco.

Rafael Machado Madeira, PUCRS

Doutor em Ciência Política pela UFRGS, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-08-23

Como Citar

Tarouco, G. da S., & Madeira, R. M. (2013). Esquerda e direita no sistema partidário brasileiro: análise de conteúdo de documentos programáticos. Revista Debates, 7(2), 93–114. https://doi.org/10.22456/1982-5269.38573

Edição

Seção

Dossiê