O LULISMO E SUAS MANIFESTAÇÕES NO ELEITORADO

Autores

  • Adriano Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.20412

Palavras-chave:

Comportamento Eleitoral, Determinantes do Voto, Escolha do Eleitor, Lulismo.

Resumo

O que é lulismo? Este artigo mostra que o lulismo é um fenômeno social visível no eleitorado brasileiro e sua manifestação se constata por meio de variáveis, dentre elas, avaliação da administração, confiança e merecimento. Inicialmente, apresenta-se o conceito de lulismo. Em seguida, mediante diversos surveys, mostra-se a manifestação do lulismo no eleitorado. Por meio da utilização dos clássicos determinantes do voto, além de considerar as circunstâncias políticas e econômicas que interferem na construção e desconstrução de fenômenos sociais, conclui-se que o lulismo: 1) existe independentemente da posição ideológica e dos estratos econômicos dos eleitores; 2) contribui para o fortalecimento do personalismo na política brasileira; e 3) é uma variável que influencia a escolha do eleitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política. Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFPE. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE. Membro do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas da UFPE.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Oliveira, A. (2011). O LULISMO E SUAS MANIFESTAÇÕES NO ELEITORADO. Revista Debates, 5(1), 115. https://doi.org/10.22456/1982-5269.20412

Edição

Seção

Artigos