Eleições legislativas e presidenciais em sistemas presidencialistas e semipresidencialistas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa:

analisando o efeito das eleições sobre a participação eleitoral de 1991 a 2022

Autores

  • Cassiano Eusébio Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) https://orcid.org/0000-0002-6691-5719
  • Gabriel Ávila Casalecchi Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.127888

Resumo

A presente pesquisa analisa eleições legislativas e presidenciais em sistemas presidencialistas e semipresidencialistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Especificamente, analisamos se a realização de eleições separadas ou simultâneas e se os níveis de poderes presidenciais afetam as taxas de participação política nesses países. Para isso, utilizamos os dados do Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA) e elaboramos uma classificação das eleições e dos poderes presidenciais para todas as eleições nos cinco países do PALOP desde a sua democratização. Constatamos que, nos três PALOP semipresidencialistas (Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), as eleições legislativas são mais importantes do que as eleições presidenciais, especialmente quando os poderes presidenciais são limitados. Por outro lado, em Angola e Moçambique, não encontramos relação entre a forma de realização das eleições e os poderes do presidente.

 

Palavras-chave: Eleições Legislativas. Eleições Presidenciais. Presidencialismo. Semipresidencialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Eusébio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Trabalha como Gestor de Projectos no IDES. Professor e Pesquisar Universitário. Mentor de Gestão de Qualidade pela ISQ Academy-Portugal; Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gabriel Ávila Casalecchi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Gabriel Avila Casalecchi: Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche no Latin American Public Opinion Project (LAPOP), na Vanderbilt University, e pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Ppgpol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e atua nas áreas de cultura e comportamento político

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Eusébio, C., & Casalecchi, G. Ávila. (2022). Eleições legislativas e presidenciais em sistemas presidencialistas e semipresidencialistas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa:: analisando o efeito das eleições sobre a participação eleitoral de 1991 a 2022. Revista Debates, 16(3), 53–71. https://doi.org/10.22456/1982-5269.127888

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)