Trajetória da dependência e construção da cidadania em África Ocidental:

O caso cabo-verdiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.127675

Resumo

Este artigo analisa a trajetória social e a construção da cidadania na África Ocidental com particular enfoque para a realidade cabo-verdiana, considerada como peculiar quando comparada com outras realidades da sua (sub)região oeste africana. O principal argumento defendido é de que a construção da cidadania em Cabo Verde segue, em seus diferentes momentos fundadores, uma orientação top down perpetrada pelo Estado, desviando-se, assim, da tradição liberal amplamente divulgada nos países centrais de que a construção da cidadania teria sido desenvolvida a partir das estratégias de mobilização bottom up. Os resultados do artigo inserem-se nessa linha argumentativa e apontam para uma trajetória social em que a cidadania terá sido resultado da intervenção estatal, ou seja, criada pelo Estado através da implantação de diversos mecanismos sociais visando a constituição de um campo de atuação convergente com as estruturas de oportunidades políticas e eleitorais existentes no país.

Palavras-Chave: África Ocidental. Cabo Verde. Cidadania. Trajetória Social. Trajetória da Dependência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vlademiro Salvador Furtado, Universidade de Cabo Verde

Possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil e atualmente vem atuando nas áreas de Investigação/pesquisa no âmbito da qual conta com publicações de artigos científicos cobrindo os campos da Ciência Política, Filosofia, Relações Internacionais e Integração Regional.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Furtado, V. S. (2022). Trajetória da dependência e construção da cidadania em África Ocidental:: O caso cabo-verdiano. Revista Debates, 16(3), 72–95. https://doi.org/10.22456/1982-5269.127675