Bloco no poder, participação política e política educacional em São Gonçalo-RJ no contexto de bolsonarismo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.126193Resumo
Este ensaio trata da atualidade do bloco no poder, no município de São Gonçalo-RJ, tendo como foco a análise dos espaços de participação política e construção de políticas educacionais, a partir do contexto do bolsonarismo, em vigor a nível nacional e local. As disputas de frações de classes e as lutas populares são destacas. Dados sobre projetos de lei relativos à mudança do plano de carreira da educação; a descrição das sessões da Câmara Municipal; atividades do Conselho Municipal de Educação de São Gonçalo; a eleição de 2018; a eleição municipal de 2020 e o tipo de condensação de relações de forças no Estado são contemplados. A investigação se deu por meio de observações participativas, interpelando a categoria participação política, à luz da teoria do Estado de Nicos Poulantzas. As constatações principais indicam que este tipo de bolsonarismo tem uma hegemonia significativa e que a análise da política educacional ajuda a entender as tensões nevrálgicas.