Bloco no poder, participação política e política educacional em São Gonçalo-RJ no contexto de bolsonarismo

Autores

  • Rafael Bastos Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Petrópolis http://orcid.org/0000-0003-3694-0435

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.126193

Resumo

Este ensaio trata da atualidade do bloco no poder, no município de São Gonçalo-RJ, tendo como foco a análise dos espaços de participação política e construção de políticas educacionais, a partir do contexto do bolsonarismo, em vigor a nível nacional e local.   As disputas de frações de classes e as lutas populares são destacas. Dados sobre projetos de lei relativos à mudança do plano de carreira da educação; a descrição das sessões da Câmara Municipal;  atividades do Conselho Municipal de Educação de São Gonçalo; a eleição de 2018; a eleição municipal de 2020 e o tipo de condensação de relações de forças no Estado são contemplados. A investigação se deu por meio de observações participativas, interpelando a categoria participação política,  à luz da teoria do Estado de Nicos Poulantzas. As constatações principais indicam que este tipo de bolsonarismo tem uma hegemonia significativa e que a análise da política educacional ajuda a entender as tensões nevrálgicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bastos Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Petrópolis

Pós-doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2015). Mestre pelo mesmo programa (2010). Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ (2016), licenciado em Educação Física pela UFBA (2006). Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Docente também do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

de Oliveira, R. B. C. (2022). Bloco no poder, participação política e política educacional em São Gonçalo-RJ no contexto de bolsonarismo. Revista Debates, 16(2), 101–119. https://doi.org/10.22456/1982-5269.126193