A Relação entre política externa e opinião pública no Brasil

Uma transição nos Governos Lula (2003-2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.126066

Resumo

A política externa dos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) apresentou uma ampliação de relações com a sociedade civil e a opinião pública? Tradicionalmente, esta relação, bem como o papel da opinião pública, ocupou um espaço reduzido nos debates em Relações Internacionais e Ciência Política no Brasil. Entretanto, a partir da redemocratização dos anos 1990, novos atores têm demandado participação nos assuntos externos, desafiando a concepção tradicional de insulamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Partindo da definição de política externa como também uma política pública, este artigo busca, com o uso de técnicas de análise bibliográfica e documental, verificar se a relação da política externa com a opinião pública e a sociedade civil apresentou mudanças durante os governos Lula. Além da introdução e da conclusão, este artigo se divide em quatro seções: uma discussão teórica sobre a relação entre política externa e opinião pública; uma breve descrição histórica desta relação no Brasil; os desafios enfrentados pelo MRE a partir da abertura política e econômica do Brasil nos anos 1990 e, por fim, a análise sobre o período dos governos Lula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pilar Ferreira Albanus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Notre Dame

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutoranda em Ciência Política pela University of Notre Dame (EUA). Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais e especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela UFRGS, e bacharel em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. É pesquisadora do World Values Survey Brasil.

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do curso de Relações Internacionais da UFRGS. Foi Brazilian Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development no Kellogg Institute, University of Notre Dame (EUA) e professor convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (França). Membro do Grupo de Trabalho Values 20 (V20). Pesquisador principal e diretor nacional para o Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey Brasil). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Ferreira Albanus, A. P., & de Oliveira de Castro, H. C. (2022). A Relação entre política externa e opinião pública no Brasil: Uma transição nos Governos Lula (2003-2010). Revista Debates, 16(2), 64–82. https://doi.org/10.22456/1982-5269.126066