Federação de partidos políticos no Brasil:

Impactos sobre o sistema partidário, contexto latinoamericano e desafios para as eleições 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.123330

Resumo

O presente artigo tem como tema a federação partidária no Brasil (Lei nº 14.208/2021). A partir da premissa de Panebianco de que partidos políticos adotam comportamentos precipuamente para obter estabilidade organizativa, serão apresentadas seis etapas nas quais esse objetivo vem se desenvolvendo, desde o contexto de edição da lei até o futuro funcionamento parlamentar. Serão apresentadas, em linhas gerais, as experiências do Uruguai e do Chile, para fins de comparação. Por fim, analisada a distribuição regional da representação, na Câmara dos Deputados, de quatro partidos políticos que anunciaram a intenção de formar federações em 2022, será esboçado o argumento de que fatores eleitorais tendem a influenciar significativamente a decisão sobre a adoção ou não desse modelo associativo. O prognóstico é que os arranjos organizativos para acomodar pretensões de estabilidade de cada agremiação, envolvendo interesses eleitorais mais imediatos, serão decisivos para o êxito da federação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Maia Gresta, PUC Minas

Roberta Maia Gresta é coordenadora e professora da especialização em Direito Eleitoral da PUC-Minas,servidora da Justiça Eleitoral,assessora de Ministro do TSE,instrutora colaboradora das Escolas Judiciárias Eleitorais e membra fundadora da ABRADEP.

Volgane Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Volgane Oliveira Carvalho é doutorando em Políticas Públicas da UFPI, servidor da Justiça Eleitoral,instrutor colaborador das Escolas Judiciárias Eleitorais,membro da ABRADEP e Secretário Geral Adjunto da ABRADEP.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Maia Gresta, R., & Oliveira Carvalho, V. (2022). Federação de partidos políticos no Brasil:: Impactos sobre o sistema partidário, contexto latinoamericano e desafios para as eleições 2022. Revista Debates, 16(1), 143–167. https://doi.org/10.22456/1982-5269.123330