Desconfiados, conectados e indignados

Atitudes políticas, mídias digitais e eleições no Brasil, México e Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.121124

Palavras-chave:

Crise de representação, Comportamento político, Comunicação política, Opinião pública.

Resumo

O objetivo do trabalho é fazer uma análise sobre os diversos indicadores de crise de representação no Brasil, México e Peru, considerando que esses elementos ajudam a explicar as atuais mudanças no comportamento político do eleitorado, especialmente o que tem sido manifestado via mídias sociais digitais: a alta desconfiança política e a forte indignação contra a política. Utiliza-se uma análise descritiva da série histórica do Latinobarómetro (2010-2020). Os resultados identificam o acirramento da crise de representação na última década, e interpreta-se que essa crise é a geradora da turbulência manifestada na opinião pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joscimar Souza Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador adjunto do Grupo LATICOM - Comunicação Política e Comportamento Eleitoral na América Latina, da ALACIP - Associação Latinoamericana de Ciência Política.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Silva, J. S. (2022). Desconfiados, conectados e indignados: Atitudes políticas, mídias digitais e eleições no Brasil, México e Peru. Revista Debates, 16(1), 65–95. https://doi.org/10.22456/1982-5269.121124

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)