A insatisfação política e a ascensão do autoritarismo-populista: uma análise da América do Sul e da Europa

Autores

  • Henrique Carlos de Oliveira de Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Débora de Oliveira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luana Isabelle Beal Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.109421

Palavras-chave:

Autoritarismo, Populismo, Insatisfação Política, América do Sul, Europa.

Resumo

Nos últimos anos, observamos a ascensão de atores autoritário-populistas tanto em democracias consolidadas quanto naquelas ainda não bem estabelecidas. Neste artigo, analisamos se o aumento da insatisfação política explica o crescimento do apoio político ao autoritarismo-populista na América do Sul e na Europa. Nossa hipótese é que um ambiente de insatisfação política explica o fenômeno. Analisamos os casos da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Holanda. Utilizamos dados do World Values Survey e dos resultados eleitorais de 2005 a 2019. Verificamos que há uma desconexão entre o apoio à democracia e a insatisfação com o seu desempenho, o que favorece, em alguns casos, o crescimento do autoritarismo-populista. Além disso, os eleitores desses atores são os mais insatisfeitos. Porém, a hipótese é parcialmente confirmada, já que a insatisfação é insuficiente para explicar todos os casos, sendo outros fatores, como o conflito de valores e a cultura política, mais pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Foi Brazilian Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development no Kellogg Institute, University of Notre Dame (EUA) e professor convidado na École des hautes études en sciences sociales, Paris (França). Membro do Grupo de Trabalho Values 20 (V20). Pesquisador Principal e Diretor Nacional para Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey). Bolsista nível 2 do CNPq.

Débora de Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do World Values Survey Brasil. Bolsista CNPq.

Luana Isabelle Beal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão da Segurança e Defesa Cibernéticas e Bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Pesquisadora da Pesquisa Mundial de Valores no Brasil (World Values Survey). Bolsista de Mestrado da CAPES.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Castro, H. C. de O. de, Santos, D. de O., & Beal, L. I. (2020). A insatisfação política e a ascensão do autoritarismo-populista: uma análise da América do Sul e da Europa. Revista Debates, 14(3), 99–125. https://doi.org/10.22456/1982-5269.109421

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)