Conduta Ética

Baseada nas normas de conduta ética do Committee on Publication Ethics - COPE, a Editoria de Publicação publicará, sempre que necessário, erratas, retratações e manifestações de preocupação sobre o material publicado. 

Infrações éticas serão julgadas pela Editora-chefe em conjunto com as demais Editorias da revista e, se necessário, pelo Conselho Editorial. Denúncias de infrações éticas podem ser comunicadas por qualquer pessoa a qualquer tempo, através do e-mail: admcontraponto@gmail.com.

A Equipe Editorial e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos da Revista Contraponto e devem resolver quaisquer conflitos de forma transparente, objetivando sempre a manutenção da credibilidade do periódico.

Condutas em casos de suspeita de infração ética:

Em casos de suspeita de infrações éticas, quaisquer membros da comunidade acadêmica (autores, leitores, revisores, avaliadores, pareceristas, editores, membros do conselho editorial), ou público em geral, devem realizar denúncia por escrito através do e-mail admcontraponto@gmail.com à Revista Contraponto.

As infrações éticas dizem respeito a: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma e etc.), conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista e outras questões éticas relacionadas à pesquisa (por exemplo, envolvendo pessoas).

A equipe editorial seguira o fluxo de resolução de conflitos do Committee on Publication Ethics (COPE), a fim de investigar e solucionar as questões.