O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E POLÍTICA NA TRAJETÓRIA DOS INTELECTUAIS NEGROS BRASILEIROS
UM ESTUDO A PARTIR DAS/OS DOCENTES LIGADOS AO NEAB/UFSCAR
Resumo
A inserção de discente e docentes negros/as no ambiente universitário, especialmente
após a década de 1970, deu fôlego à uma nova forma de produção de conhecimento
acerca das relações raciais na academia. Isso se torna notório, sobretudo, a partir da
criação de grupos de estudos e de pesquisa coordenados por intelectuais negros e
negras e voltados para o tema das relações étnico-raciais. Fundado em 1991, o
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal de São Carlos é
aqui considerado enquanto parte deste deslocamento. Tendo isso em vista, este
trabalho busca analisar de que forma a produção de conhecimento de docentes que
integram ou integraram o NEAB contribui para a luta por justiça social. Para alcançar
este objetivo, mapeamos quais foram as principais temáticas tratadas por estas/es
docentes em suas produções acadêmicas. A análise dos dados obtidos foi feita a partir
da Análise de Conteúdo. Em nossos resultados, observamos que os temas mais
recorrentes nas discussões destes docentes foram, em ordem de frequência:
educação e justiça social. O engajamento dessas/es intelectuais nestas discussões
evidencia o compromisso político e epistemológico (GOMES, 2019) do NEAB/UFSCar
em seguir articulando a militância política com a produção intelectual. Observamos,
portanto, que estes docentes colocam em prática uma postura acadêmica que se
desenvolve em diálogo com as temáticas caras ao movimento negro e às demandas
por políticas públicas voltadas para a igualdade racial.
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