O TRABALHO DOCENTE NA PRISÃO EM CONTEXTO DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES
AS PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE EM PRISÕES MASCULINAS
Resumo
Este trabalho reflete sociologicamente sobre como professoras constroem estratégias pedagógicas de educação sexual por professoras nas escolas dentro de prisões masculinas. Pensa-se que as docentes propõem formas de lidar com o corpo feminino e contribuem para que os estudantes possam construir uma nova visão a respeito da sociedade, da sexualidade, da mulher. A base para esta investigação se constrói com Guacira Lopes Louro (1997), Michel Foucault (1999) e Angelina Peralva (2000), observações levantadas a partir da visita a uma penitenciária masculina situada na região metropolitana da capital paulista no ano de 2019, e conversas informais com as docentes e estudantes do local. Infere-se, portanto, que a educação é de fato um mecanismo fundamental de mudança e que a impossibilidade de acesso a ela é propositalmente pensada para que determinados grupos da sociedade não tenham consciência do abismo de desigualdade e violência que vivem.Downloads
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