O TRABALHO DOCENTE NA PRISÃO EM CONTEXTO DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES

AS PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE EM PRISÕES MASCULINAS

Autores

Resumo

Este trabalho reflete sociologicamente sobre como professoras constroem estratégias pedagógicas de educação sexual por professoras nas escolas dentro de prisões masculinas. Pensa-se que as docentes propõem formas de lidar com o corpo feminino e contribuem para que os estudantes possam construir uma nova visão a respeito da sociedade, da sexualidade, da mulher. A base para esta investigação se constrói com Guacira Lopes Louro (1997), Michel Foucault (1999) e Angelina Peralva (2000), observações levantadas a partir da visita a uma penitenciária masculina situada na região metropolitana da capital paulista no ano de 2019, e conversas informais com as docentes e estudantes do local. Infere-se, portanto, que a educação é de fato um mecanismo fundamental de mudança e que a impossibilidade de acesso a ela é propositalmente pensada para que determinados grupos da sociedade não tenham consciência do abismo de desigualdade e violência que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Alves Vasconcelos, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa desenvolvida no tema da Antropologia da Religião, intitulada "Os trânsitos simbólicos entre as práticas de cura médicas e mediúnicas: uma etnografia das cirurgias espirituais", que analisou cirurgias do Espiritismo Kardecista levando em consideração a localização geográfica, o público e a situação econômica. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, com o tema de pesquisa que investiga as relações de poder entre escolas e igrejas nas penitenciárias femininas do Estado de São Paulo. Linha de pesquisa em Desigualdade, Diferença e Inclusão e Antropologia da Religião. Compõe o grupo de pesquisa GRIITE (Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação) do núcleo de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. É Diretora Pedagógica da ONG O Berço, uma iniciativa sem fins lucrativos que tem por objetivo acolher mães adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tem interesse nos seguintes temas: eficácia simbólica, capital cultural, religiosidade, educação e desigualdade.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

VASCONCELOS, B. A. O TRABALHO DOCENTE NA PRISÃO EM CONTEXTO DE CRIMES CONTRA OS COSTUMES: AS PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE EM PRISÕES MASCULINAS. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 3, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/118034. Acesso em: 29 mar. 2024.