MARIA DO ROSÁRIO E FERNANDA MELCHIONNA: O DISCURSO JORNALÍSTICO DE DEPUTADAS BRASILEIRAS E OS ACIONAMENTOS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PANDEMIA

Autores

  • Letícia Rossa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Francielle Esmitiz Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Resumo

Com a intenção de entender a construção do discurso jornalístico das deputadas brasileiras Maria do Rosário (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL), este artigo propõe a discussão de questões de gênero, por meio de relações de poder; da mulher na política, através de índices de ocupação em cargos de liderança; e do jornalismo, a partir da produção do acontecimento. Deste modo, segundo uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo e na Análise do Discurso francesa, é possível averiguar que a atuação das duas deputadas contra a violência de gênero evidencia que seus discursos e práticas estão alinhados com as propostas de trabalho e atuação política a que se dedicam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rossa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. Mestra e jornalista pela mesma instituição.

Francielle Esmitiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. Mestra pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

ROSSA, L.; ESMITIZ, F. MARIA DO ROSÁRIO E FERNANDA MELCHIONNA: O DISCURSO JORNALÍSTICO DE DEPUTADAS BRASILEIRAS E OS ACIONAMENTOS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PANDEMIA. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 3, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/117617. Acesso em: 28 mar. 2024.