A sacralização da carne: A experiência mística e a erotização da norma no romance "Em nome do desejo", de João Silvério Trevisan

Autores

Resumo

O presente artigo busca abordar a relação entre a experiência mística e o desejo homoerótico no romance Em nome do desejo do escritor brasileiro João Silvério Trevisan. O artigo trata da maneira pela qual a narrativa, que se passa no interior de um seminário de padres, apresenta um complexo tensionamento das normas que regulam e normatizam a vida dos seminaristas. Nesse sentido, o trabalho recorre à maneira pela qual a reflexão sobre as normas e o desejo, no âmbito da produção de corpos é abordada pelas questões colocadas por Judith Butler e Michel Foucault acerca da constituição subjetiva dos sujeitos. A narrativa apresenta a anatomia do amor-paixão do personagem Tiquinho como uma profunda fissura nas normas sociais, no sentido de excitá-la, associada à construção metafórica da simbologia de Jesus fantasiada pelo personagem.

Palavras-chave: Desejo; Homoerotismo; Mística; Normas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Flores da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela UFRGS, aluno do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, vinculado ao PPGS.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

FONSECA, T. F. da. A sacralização da carne: A experiência mística e a erotização da norma no romance "Em nome do desejo", de João Silvério Trevisan. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/113696. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos