Confinada com o agressor: o aumento dos casos de violência doméstica no período de isolamento social

Autores

Resumo

O presente trabalho trata da violência doméstica e familiar contra a mulher no cenário de pandemia do coronavírus. O objetivo deste artigo é analisar o crescimento no número de denúncias sobre violência doméstica no período de isolamento social, buscando compreender as razões que explicam o referido aumento. Desse modo, realizou-se pesquisa bibliográfica em artigos sobre o tema, considerando as contribuições de autores como FARIAS (2020) e VIEIRA, GARCIA e MACIEL (2020), também foram consultadas legislações brasileiras e pesquisas quantitativas sobre violência doméstica. Por fim, concluiu-se que o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus gerou um cenário atípico e repleto de fatores que contribuem para a ocorrência de casos de violência doméstica.

Palavras-chave: Pandemia; Coronavírus; Violência doméstica; Isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2019).

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

AZEVEDO, M. de S. Confinada com o agressor: o aumento dos casos de violência doméstica no período de isolamento social. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/113515. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos