A semiótica da Uberização em tempos de pandemia: do autogerenciamento subordinado ao breque dos apps

Autores

  • Henrique Chevrand Weiss Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contato:henriqueweiss@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5401-4916 https://orcid.org/0000-0001-5401-4916
  • Mateus Sanches Duarte Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Contato: mateus.sanches14@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0416-8818 https://orcid.org/0000-0002-0416-8818

Resumo

O presente trabalho trata sobre as diferentes narrativas relacionadas aos significados do trabalho uberizado no Brasil, relatadas pelos entregadores de aplicativos e as empresas-aplicativos. O objetivo principal foi analisar e categorizar essas narrativas em relação ao trabalho, além de buscar compreender, de maneira mais profunda, as complexas transformações sociais que esta forma de organização do trabalho traz. A pesquisa analisa o conteúdo de diferentes narrativas, encontrando ao menos dois caminhos de significação distintos: por um lado a afirmação de um ethos neoliberal e por outro a negação deste ethos. A partir desta categorização se faz possível entender que existem formas conflituosas em uma disputa de narrativas, que se materializam em ações políticas tanto no formato do breque dos apps formulado pelos entregadores de aplicativo quanto pelas propagandas disseminadas virtualmente pelas empresas.


Palavras-chave: Uberização; Aplicativos de Entrega; Precarização; Trabalho; Neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Henrique Chevrand Weiss, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contato:henriqueweiss@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5401-4916

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contato:henriqueweiss@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5401-4916

Mateus Sanches Duarte, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Contato: mateus.sanches14@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0416-8818

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Contato: mateus.sanches14@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0416-8818

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

WEISS, H. C.; DUARTE, M. S. A semiótica da Uberização em tempos de pandemia: do autogerenciamento subordinado ao breque dos apps. Revista Contraponto, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/108954. Acesso em: 29 mar. 2024.