Chamada de Trabalhos para Dossiê

27-03-2023

Em 2023 a Revista Contraponto apresentará o Dossiê "Pensar entre a Moral e a Violência: diálogos possíveis e conexões necessárias", organizado pelos Doutorandos em Sociologia Carlos Fabris (Universidade de Heidelberg) e Juliano Colla (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Enquanto dimensões constitutivas da vida social, a moral e a violência são indissociáveis. Como tema de reflexão sociológica, estão intimamente associadas em suas discussões e seus objetos. Consideramos tratar-se de uma perspectiva crescente nas produções brasileiras, mostrando-se um campo fértil para contribuições originais das nossas ciências sociais. Esse movimento de convergência coincide com a retomada da centralidade da moral como temática autônoma, depois de um período de relativa ausência no cenário acadêmico das humanidades. Os estudos sobre violência, por outro lado, são um campo consagrado nas ciências sociais brasileiras com grande histórico de contribuições permeadas por discussões que tematizam a moral. Sendo assim, propomos um dossiê que trate dessas interseções, reunindo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento que não fragmentem a discussão dos dois temas, mas que os tomem como dimensões relacionais constitutivas dos seus objetos particulares.

Consideramos que há autores clássicos e contemporâneos que articulam de forma orgânica temas como moral e violência. Fabris (2021) ilustra esse foco nas obras de Durkheim (2021) e de Weber, que consideravam que todo estudo sobre os diferentes conflitos e transformações das configurações modernas também é um estudo sobre os fenômenos morais. Recentemente, destacamos o caso de Weiss (2022) e Werneck (2013), que mobilizam repertórios clássicos para compreender a permeação da moralidade na vida social e nos seus conflitos. A sociologia da violência, de modo especial, tem destacado a dimensão moral dos seus objetos, como podemos ver em Misse (2010) e Feltran (2014). Esse campo também se destaca pela introdução de debates contemporâneos e externos à disciplina, como o tema da violência ética em Butler (2017), a partir do esforço de incorporá-los a uma abordagem sociológica, como vemos em Colla (2021).

Seguindo essas propostas, pretendemos conjugar as discussões sobre a moral e sobre a violência em um mesmo espaço, gerando contribuições analíticas que ultrapassem barreiras disciplinares.

TEMAS DE ARTIGOS CONTEMPLADOS
Gramática Moral dos Conflitos; Moral, Violência e Estado; Violência ética; Teoria Social na Interseção entre Moral e Violência; Éticas e Ilegalismos; Conflitos Morais; Regimes Normativos; Gênero, Violência e Moralidades; Direito e Moralidades; Moral e Violência Urbana; Racismo, Moral e Violência; Moral e Violência na América Latina; Colonialidade, Violência e Moral; Moral e Violência Política; Economia Moral; Moralidade e Mercados.


PALAVRAS-CHAVE
Moral; Violência; Conflitos Morais; Violência Ética; Regimes Normativos


O dossiê acolherá trabalhos no período entre os dias 27 de março e 11 de maio, exclusivamente pela plataforma da revista Contraponto. Para enviar trabalhos, é preciso se cadastrar como AUTORA ou AUTOR na plataforma. Aceitamos trabalhos de pessoas com a titulação mínima de graduação completa. Autoras e autores que assim preferirem podem enviar trabalhos assinados com seu nome social. Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: admcontraponto@gmail.com. Ressalta-se que, neste mesmo período, a Revista Contraponto segue recebendo artigos de temáticas livres em fluxo contínuo. As regras para a submissão de manuscritos estão disponíveis no site, na seção "Diretrizes para autores”.

Data de abertura do acolhimento de trabalhos: 27 de março de 2023.

Prazo final para envio de trabalhos: 11 de maio de 2023.

Publicação da edição: A publicação está prevista para julho de 2023.