O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA PERSONAGEM MADDY ROONEY, DE SAMUEL BECKETT

Autores

  • carolina pohlmann oliveira Ufrgs

Palavras-chave:

Beckett, Rádio, Estamira, Palavras, Processo criativo

Resumo

A personagem principal, Maddy Rooney, da peça radiofônica de Samuel Beckett, Todos os que Caem, foi adaptada para um monólogo. No processo de criação da personagem, foi feito contato com a vocalidade de Estamira, personagem do documentário homônimo de Marcos Prado. A força da vocalidade de Estamira tornou-se um estímulo para improvisar o personagem Sra. Rooney. Com fragmentos de várias peças e poemas de Beckett, foi criada uma nova peça radiofônica. Dois alunos do curso de Música da UFRGS compuseram a trilha e a paisagem sonora. O exercício de composição da personagem para o rádio estendeu-se para a encenação “To be or not to Beckett”, título da colagem de textos para Maddy Rooney, de Samuel Beckett.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

carolina pohlmann oliveira, Ufrgs

Carolina ingressou no curso de Teatro da UGRGS em 2007, mesmo ano em que o Departamento comemorava 50 anos. Participou da montagem "Yvonne, princesa da Borgonha", de Witold Gombrowicz sob a direção do professor Irion Nolasco. Com alguns integrantes do elenco e o diretor formaram a Satori Associação Teatral e produziram uma nova montagem, "A Serpente" de Nelson Rodrigues. Em 2010 o grupo foi para Colômbia como convidados para o VI Festival Internacional Universitário de Caldas.

Em 2011, Carolina torna-se nadutsete-pesquisadora no projeto de pesquisa "O trbalho do ator voltado para um veículo radiofônico", com orientação da profa. dra. Mirna Spritzer.

 

Atualmente, integra o elenco do Circo Teatro Girassol, dirigido por Dilmar Messias.

Downloads

Publicado

2015-05-06

Edição

Seção

Artigos