O CRÍTICO E A FUNÇÃO DA CRÍTICA DIANTE DA CENA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Clovis Domingos dos Santos Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Paulo Marcos Cardoso Maciel Universidade Federal de Ouro Preto.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.92106

Palavras-chave:

Crítica teatral brasileira, história, cena contemporânea

Resumo

Partindo do princípio de que toda crítica traz consigo um olhar específico sobre o fazer e o pensar o teatro, buscamos identificar e analisar alguns dos principais programas críticos formulados ao longo do século XX e seus desdobramentos ou interfaces com a produção mais recente. Nossa hipótese é de que o ofício, o objeto e o território do crítico no Brasil vêm-se transformando nos últimos anos em virtude de um cenário distinto vivenciado pelas artes cênicas no país. Nesse sentido, o território expandido da atuação do crítico compreende uma rede de colaboradores em luta pelo teatro e por seu lugar no mundo. Menos que uma superação da crítica moderna ou de seus limites cognitivos, o que vemos hoje é o conflito entre perspectivas resultantes do aumento da complexidade da questão devido à sobrevivência atual de práticas pretéritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Domingos dos Santos, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Crítico no site Horizonte da Cena (BH/MG).

Paulo Marcos Cardoso Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto.

Professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

dos Santos, C. D., & Maciel, P. M. C. (2019). O CRÍTICO E A FUNÇÃO DA CRÍTICA DIANTE DA CENA CONTEMPORÂNEA. Cena, (28 (2019), 53–68. https://doi.org/10.22456/2236-3254.92106

Edição

Seção

Artigos