OS PASSOS CRIATIVOS E ARTÍSTICOS DO DIRETOR GIORGIO STREHLER NA CONSTITUIÇÃO DE SUAS ENCENAÇÕES

Autores

  • Camila Paula Camilotti Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.51177

Palavras-chave:

Giorgio Strehler. Passos criativos. Constituição de encenação.

Resumo

Na constituição de montagens teatrais a criatividade do diretor de teatro Giorgio Strehler se expressava sobremaneira. Cada passo criativo e intelectual do diretor no percurso preparatório de suas encenações era permeado por reflexões, estudos e, sobretudo, inspiração. A preparação de seus espetáculos era sinônimo de pesquisa profunda: em primeiro lugar, acerca do texto dramático e suas implicações e, em segundo, acerca da própria encenação e de seus elementos constitutivos.Com base nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho reside em observar os passos criativos e artísticos do diretor italiano Giorgio Strehler na constituição de suas montagens teatrais, desde a preparação dos elementos cênicos, até a preparação dos atores na constituição de seus papeis. A conclusão que se obteve com esse estudo foi que a exigência e o envolvimento de Strehler na preparação das montagens teatrais o conduzia, quase sempre, a resultados satisfatórios e, como conseqüência, suas encenações se enquadram em uma esfera artística de alta qualidade estética e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Paula Camilotti, Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Camila Paula Camilotti possui graduação em Letras Português Inglês e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Paranaense (2004), mestrado em Letras (inglês e Literatura correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), com a dissertação: Political Shadows: Two Brazilian Adaptations of William Shakespeares Richard III e doutorado em Estudos da Tradução (PGET), pela Universidade Federal de Santa Catarina.Atua como professora de língua inglesa e suas respectivas literaturas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência nas áreas de literatura inglesa, estudos da tradução (especificamente tradução intersemiótica) e ensino de línguas estrangeiras (especificamente inglês e italiano). Atuou como professora de língua italiana e língua inglesa nos cursos extra-curriculares da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Camilotti, C. P. (2015). OS PASSOS CRIATIVOS E ARTÍSTICOS DO DIRETOR GIORGIO STREHLER NA CONSTITUIÇÃO DE SUAS ENCENAÇÕES. Cena, (17). https://doi.org/10.22456/2236-3254.51177

Edição

Seção

Artigos