APRESENTAR EM VEZ DE REPRESENTAR

Autores

  • Isabelle Elizéon - Hubert Sorbonne Nouvelle - Paris 3

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.63311

Palavras-chave:

artes cênicas, teatro, performance, antropologia, corpo

Resumo

Através do trabalho de Robyn Orlin1, diretora e coreógrafa nativa da Africa do Sul, vamos explorar neste artigo a questão da encarnação no palco. No seu trabalho artístico, Orlin quebra as normas em vigor pela apresentação de corpos, figuras e tipos ou caras muitas vezes ausentes das cenas ocidentais. Com a exploração deste trabalho será possível desenvolver uma reflexão em torno de um novo paradigma, se afirmando cada vez mais na cena contemporânea: o apresentar em vez do representar. Vamos considerar o ator, ou seja, o “ato no palco”, como a presença provocativa do ser humano no lugar da encarnação de um personagem. E assim perguntar o seguinte: como o novo paradigma, ou seja, a presença provocativa do ser humano em vez da encarnação, a apresentação no lugar da representação, pode abrir á uma nova maneira de pensar, ver e utilizar o ator no palco? Como pode assim ajudar a criar novos imaginários, seja na produção da obra ou na fase de recepção do espectador?

1 URL: http://www.robynorlin.com/

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Elizéon - Hubert, Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Pesquisadora em estudos teatrais em Paris 3, no laboratorio Sefea, sobre a direção de Sylvie Chalaye, diretora de teatro e pedagoga.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Elizéon - Hubert, I. (2016). APRESENTAR EM VEZ DE REPRESENTAR. Cena, (20), 112–117. https://doi.org/10.22456/2236-3254.63311

Edição

Seção

Artigos